No último sábado, dia 13 de agosto, na quadra de nossa madrinha, em sua tradicional feijoada, Mestre Delegado, foi empossado como presidente de honra da Estação Primeira de Mangueira. No auge de seus 89 anos de idade, dedicou toda sua vida a seu amor verde e rosa. Nascido no morro da Mangueira, Hégio Laurindo Silva, nome de batismo de Mestre Delegado, apelido adquirido graças ao seu talento em dar voleios e “prender” com seu charme todas as moças, desfilou pela primeira vez como mestre sala, aos 17 anos, no Bloco Unidos da Mangueira, apartir daí foram 36 anos consecutivos de notas máximas.

“A mangueira tinha vindo fazer um show em São Paulo, num clube de bacana e, que na hora fracassou. O pessoal não tinha dinheiro para começar ou para voltar ao rio. Foi aí que apareceu Inocêncio, levou todo mundo para o Camisa Verde, deu comida e dinheiro a todos. Eu prometi a ele que , se alguma coisa me tirasse da Mangueira, a única escola que eu sairia era a dele, a Camisa Verde e Branco. Porque no Rio, ou eu saio na Mangueira ou não desfilo.”
Mestre Delegado, não se limitou apenas a desfilar pelo Camisa, viu aqui também uma oportunidade de ajudar o carnaval paulista a se desenvolver e também deixar discípulos de sua arte.
“Delegado chegou a São Paulo pretendendo eliminar o que fosse possível da influência do branco no samba, já sabendo no entanto ser impraticável realizar seu sonho utópico: fazendo com que as fantasias voltassem a ser de papel crepom – como no tempo em que ninguém tinha dinheiro para comprar tecido. Mas a outra característica “branco do samba” o passo marcado, ele conseguiu sepultar, pelo menos manter apenas na última ala da escola, a que fecha o desfile. “Ali não tem tanta importância” reconhece, resignado, “por que ninguém vai notar” (Revista Veja – 3 de março de 1976).
Durante toda sua vida foi exemplo por onde passou, parabéns ao presidente Ivo Meireles e a toda comunidade da Mangueira pela escolha a este homem que merece todas homenagens possíveis.
Parabéns Mestre Delegado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para nós. Deixe seu comentário.