4 de junho de 2011

Nossa história

Iniciando a série de post contando um pouco da história do Camisa Verde e Branco, contaremos hoje a trajetória deste departamento.


Em meados de abril, durante uma conversa informal, sabidos de não existência de um depto na escola que reunisse os jovens, tivemos a idéia de montá-lo. Nossa idéia veio de encontro à de Fábio, atualmente nosso Presidente de harmonia, que nos informou da importância da criação deste depto, uma vez que a escola passava por um momento de metamorfose, com a nomeação da nova diretoria, o Maninho como presidente. A nova diretoria tinha como meta a valorização das pratas da casa. E foi então que no ano de 2008, foi criado oficialmente o Depto. Jovem Verde Esperança.

Num primeiro momento, tínhamos apenas dois componentes, Jorge Carlos Damous Raiol e Victor Allonzo, que por intermédio do Fábio forão apresentados durante um ensaio da bateria e sendo assim dando continuidade na idéia de formulação do depto. Várias idéias foram discutidas, analisadas, havia inspiração naqueles jovens, que demonstravam total dedicação, porém não seria possível fazer muito com apenas duas pessoas. Logo em seguida, começaram a colocar suas idéias em prática, fizeram uma convocação geral dos jovens interessados em fazer parte deste novo projeto, a forma de divulgação foi feita através das comunidades da escola nas redes sociais. Ápos essa divulgação, surgirão os primeiros interessados, Alexandre Cisco, Leonardo Roque, Luana Gomes e Natália Carneiro. Sendo assim foi composta a primeira geração do Depto Jovem Camisa Verde e Branco.

Aconteceram algumas reuniões para decidirmos que caminhos trilharmos, nesse meio tempo surgiam cada vez mais jovens interessados em participar. Por consenso geral ficou acordado que convidaríamos a Velha Guarda para nos apadrinharmos. O convite foi realizado e prontamente aceito, e nos foi dado como sugestão realizarmos o batismo juntamente a festa de aniversário da escola. E finalmente no dia 04 de Setembro de 2008, fomos batizados na missa de 55 anos do Camisa Verde e Branco, pela nossa gloriosa Velha-Guarda. Realmente foi um dia muito especial, tanto para os 12 componentes do depto, quanto para todos ali presentes. O que era para ser somente um batizado acabou por se tornar uma grande comemoração, contando com todos os deptos jovens existentes na época, como os da Mocidade Alegre, Tom Maior, Rosas de Ouro, Unidos do Peruche, Vila Maria, Barroca Zona Sul.

A identidade criada entre os membros dos depto jovens de nossas co-irmãs foi tão grande, que nos gerou grandes vínculos, através de freqüentes convites para festas, eliminatórias e batismos em diversas quadras. Esta integração rendeu no 1º seminário dos Deptos Jovens na quadra da Vila Maria, aonde cada depto tinha que contar um pouco de sua escola no tempo máximo de 15 minutos.

Já se aproximando o Carnaval de 2009, os preparativos estavam a todo vapor, e fora o nosso objetivo de resgatar cada vez mais as raízes da escola, tínhamos uma função no Carnaval, e exercemos um trabalho junto ao Presidente da Harmonia, o Fabinho, e o nosso grande conselheiro Alexandre Teta, ficamos encarregados com a função de guardião de casais.

Juntamente com a escola enfrentamos muitos problemas, que nos impossibilitou de realizarmos nossos projetos, hoje o depto de cara renovada, inicia uma nova fase, que contando com o total apoio de nossa diretoria iremos muito longe. E é essa a nossa curta história, que continuaremos a escrevê-la a cada dia, com garra e perseverança, nunca nos esquecendo de exaltar aqueles que construíram essa escola que tanto nos enche de orgulho e sempre repassando aos mais novos as lições aprendidas.
Entendendo que devemos preservar nossa história, temos que fazer uma menção honrosa para com aqueles que antes de nós, no ano de 2000 (Pedro, Jaqueline e Taluana) também vislumbraram um trabalho com os jovens da comunidade. Recebam do Depto Jovem Verde Esperança, nossos sinceros agradecimentos e fica desde já o convite para reintegrarem ao depto.

Aqui segue os nomes de todos aqueles que contribuirão de forma ativa para o crescimento de nosso depto, somos gratos à todos vocês, pois sem essa ajuda essa história não teria sido concretizada.

Alexandre Cisco
Aline
Ana flávia
Beatriz
Carol
Domenica   
Jessyka
Jorge Raiol
Karoline Morais
Karolyne
Leonardo Roque
Lucas
Marianne Gazal
Naomi
Pedro
Rafael
Rogério
Ricardo
Victor Allonzo
Vinicius (mascote)  
Willian


2 comentários:

  1. Desta forma sempre lembraremos daqueles que nos construiram seu sonho de escola de samba, nos deixando o legado de continuar esse legado. Que nossa história seja escrita por muito tempo, sempre visando a união e o amor a escola.

    " Ressurgindo das cinzas para o início de uma nova era!"

    ResponderExcluir
  2. Como todos dizem é nas mãos dos jovens que o presente ira ser escritO
    e o departamento jovem nada mais é do que aqueles que estão fazendo historia junto a nossa amada escolla

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para nós. Deixe seu comentário.