
Este é um espaço dedicado a explanar um pouco da história do Camisa Verde e Branco vista pela ótica dos jovens de sua comunidade. Nossa pretensão é que este também possa ser mais um ponto de encontro dos amantes de nosso trevo querido, divulgar as ações realizadas em nossa quadra, trocar ideias e contar um pouco sobre a sua relação com a escola. Aqui amantes do samba e de todas as co-irmãs serão sempre respeitados. Sejam todos bem vindos!
4 de maio de 2012
Alô minha Comissão de Frente...
Confira agora uma entrevista com EDGAR JUNIOR, INTEGRANTE DA COMISSÃO DE FRENTE CAMISA VERDE E BRANCO
1 - O que significa para vocês o Carnaval, diante do mundo ?
EDGAR: O carnaval vai além do espetáculo que a gente vê pela televisão, existe toda uma preparação durante o ano todo. A comunidade inteira se entrega pra fazer o melhor. E tudo isso só existe, pois nosso pavilhão significa todo o amor que entregamos para a agremiação, sem esse amor jamais conseguiriamos mostrar esse espetáculo todo para o mundo
2 - Como vocês vê atualmente o carnaval de São Paulo ?
EDGAR: O carnaval de São Paulo evolui a cada ano. A cada ano que passa novos profissionais chegam em São Paulo pra somar e contribuir por essa evolução.Porém ainda falta muito trabalho, é um processo demorado. Ainda precisa de muita organização e mais profissionalismo de algumas agremiações, sendo assim iremos conseguir atingir um nível muito mais alto do que estamos atingindo. Mas o surgimento de novos talentos e novos profissionais (carnavalescos, coreógrafos, diretores etc...) aparecendo, essa evolução virá gradativamente.
3-Houve algum desafio ou dificuldade para a montagem da coreografia?
EDGAR: Sim com certeza houve. Todos os anos sempre existem desafios e dificuldades, não só na Comissão de Frente do Camisa Verde e Branco, mas sim em todas as Comissões de Frente. Nosso desafio esse ano transformar 3 integrantes em baluartes consagrados da nossa escola. É muita responbilidade, afinal eles foram muito mais do que baluartes do Camisa Verde, foram baluartes do samba paulistano. Falo de Inocêncio Tobias, Dona Sinhá e Carlos Alberto TOBIAS. Os 3 integrantes Igor Vinicius (TOBIAS), Adriana Souza (Dona Sinhá) e Marquinhos (Inocêncio Tobias), muito bem caracterizado, desempenharam com muita maestria todos os trejeitos dos personagens.
4- Pra vocês qual foi o motivo que levou a Camisa Verde e Branco pro grupo de acesso em 2013 ?
EDGAR: Não existe um motivo específico. Erramos! Nós da escola Camisa Verde e Branco somos um time. Quando o time vence ganha todo mundo e quando perde todos perdem juntos. Não temos um real motivo. Erramos!!! O mais importante é aprender com os erros, trabalharmos mais e isso já está sendo feito. Com certeza iremos retornar ao grupo especial para abrilhantar o desfile. A nossa comunidade faz a diferença sempre.
5- O que é principal em uma comissão de frente ?
EDGAR: Falando desde o início do processo... Hj em dia pelo menos em São Paulo não é exigido um nível de excelência de dança para o integrante, porém claro é exigido no mínimo uma noção de dança e se for da comunidade é melhor ainda. Um integrante de comissão de frente precisa de disponibilidade de tempo. Pois são muitos ensaios, praticamente uns 7 meses de ensaio. Sendo eles ensaios privados, técnicos (com a escola toda no Anhembi) e ensaios na nossa quadra, onde nos apresentamos e ensaiamos para a comunidade no qual fazemos parte também. Como ensaiamos muito é necessário além e disponibilidade de tempo, precisamos de calma, paciência e concentração no que estamos fazendo. Esses detalhes são essências. Falando como desfile oficial, precisamos cumprir com as determinações impostas em regulamento oficial do carnaval. Comissão de Frente precisa saldar o público, apresentar a sua escola, ser criativa e com a fantasia impecável. O principal é de tudo é no dia, pois todo esse trabalho é julgado em alguns minutos e nada pode dar errado. Esse é o nosso mundo.
6- Como você encarou a confusão na apuração de 2012 ?
EDGAR: Com muita tristeza. O samba não merece isso. O carnaval de São Paulo não merecia uma confusão dessas. Foram feito desfiles belíssimos. Porém uma escola só pode ganhar e não é rasgando notas, chutando, quebrando tudo que vai ganhar o carnaval. Quer ganhar o carnaval então se prepare para tal. E ficamos tristes pois era bem as notas de Comissão de Frente, todas as comissões trabalharam duro pra fazer um belo desfile, e nem o resultado final das apresentações não ficamos sabendo. É muito importante a divulgação das nossas notas, para podermos comemorar, ou simplesmente ver onde erramos, para que possamos trabalhar em cima de nossos erros. Mas infelizmente tudo isso se perdeu.
Infelizmente regridimos muito com esse ocorrido na apuração.
7- De todos esses anos na comissão de frente da Camisa Verde e Branco , qual ano foi o mais marcante ?
EDGAR: Existem alguns anos especiais para todos nós. Como o ano de 2002 (Os doendes), 2003 (O grande Dragão do Mar), 2008 (Homens e Mulheres da caverna (onde homens se vestiram de mulheres para o personagem). Porém nesses além de terem sido especiais pra gente não ganhamos o prêmio de melhor comissão de frente. O mesmo veio somente nos anos de 2009-2010-2011.
8- Vocês já passaram algum perengue ou "mico" durante algum desfile ?
EDGAR: Já passamos por problemas de fantasia. Fica até um protesto, pois muitas escolas qase todas mesmo, entregam muito tarde a fantasia para a comissão de frente. É necessário que a entrega seja feita com antecedência para que possamos ensaia e corrigir os problemas. Teve alguns anos que tivemos problemas com fantasia, como: Algum adereço ou costeiro caindo. Creio que não tenha um "mico", mas sim o desafio que tivemos em 2008 de se travestirmos de mulheres para o personagem, foi muito cômico e engraçado que nos renderam nota máxima dos jurados
9-Qual é a Comissão de Frente inspiradora de vocês ?
EDGAR: Com certeza é a antiga comissão da Imperatriz Leopoldinense - RJ que era coreografada por Fabio de Melo grande coreografo, que ficou anos a frente da Comissão da Imperatriz e ganhando diversos prêmios pela verde e branco da Leopoldina. Ela é nossa inspiração
10- Deixe uma mensagem para a família Camisa Verde e Branco e os amantes do carnaval.
EDGAR :Nós da Comissão de Frente do Camisa Verde e Branco só temos agradecer o apoio que sempre tivemos de nossa escola. Obrigado a todos os diretores e ao Presidente Ribamar de Barros que sempre "correu" com a gente. Agradecer a comunidade que sempre nos apoiou e apoia até hoje, brincando com a gente, se divertindo e até nos imitando em nossas coreografias dentro de nossa quadra. Todos os fãs da nossa Comissão muito obrigado, sendo Camisa Verde ou não. Forte abraço pra todos os amantes do samba que fazem do seu amor um grande espetáculo na avenida, em especial para todas as comissões de frente do Brasil em especial as de São Paulo, pois somos amigos e nos apoiamos sempre, independente do pavilhão que estamos defendendo. E sempre bom desfile pra todos. Afinal todos nós entramos com a nota máxima, e dentro da avenida só tentamos garantir a mesma.
Fonte: Recordar é Viver - O Samba na Terra da Garoa - http://www.facebook.com/recordarvivercarnaval
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para nós. Deixe seu comentário.